Cronograma Capilar: como fazer, para que serve e tudo o que você precisa saber

Aprenda a deixar seus fios saudáveis e ainda mais lindos com o cronograma capilar que nós do MG preparamos para você.

O cronograma capilar tornou-se popular por conta das transições de cabelos lisos quimicamente para naturais, porém ele pode ser feito mesmo em madeixas que não passaram por esse processo porque auxilia a manter os fios bonitos e saudáveis, repõe os nutrientes que as madeixas precisam e serve para qualquer tipo de cabelo. Se realizado da maneira certa pode trazer ótimos resultados.

O que é?

Quem não deseja ter um cabelo saudável e com brilho? O cronograma capilar é um processo que funciona com aplicação de alguns produtos nas etapas de, nutrição, hidratação e reconstrução. Ajuda a recuperar os nutrientes, óleos e água que estão presentes naturalmente em seus fios. Além de acabar com o frizz, também dá brilho e maciez para suas mechas. 

Como organizar um cronograma?

O primeiro passo é entender do que seu cabelo mais necessita. Para descobrir qual processo você tem que focar, faça o teste da porosidade. Pegue um copo transparente da sua casa, adicione água dentro do recipiente, procure um fio do seu cabelo, no seus travesseiro, chão ou escova, coloque esse fio na água e aguarde 10 minutos. 

Se o seu fio afundou, você precisa ficar atenta(o), seu cabelo não consegue manter a absorção de nutrientes e proteínas, então invista no processo de reconstrução. Divida essas etapas e conclua 3 delas, por dia. 6 vezes de hidratação, 4 nutrição e 2 de reconstrução.

Se o fio boia no meio do copo, é sinal que é preciso reforçar sua nutrição, intercale essas fases, 7 vezes nutrição, 4 de hidratação e 1 de nutrição. Realize 3 passos por dia.

Se ele flutua na superfície, quer dizer que o sua cabeleira necessita de hidratação, pois pode significar que seus fios tem dificuldade em absorver nutrientes. Intercale durante a semana as etapas a serem concluídas, faça 7 vezes o processo de hidratação, 4 vezes de nutrição e 1 de reconstrução, divida-os e realiza somente 3 passos em cada dia.

Lembrando que, é recomendado que haja um distanciamento de dois dias entre cada tratamento.


Aplicação de produtos

Antes de falarmos da aplicação, é essencial explicarmos quais produtos devemos buscar.

Para os casos em que a reconstrução é primordial, é indicado procurar cremes de reconstrução, que contém queratina, creatina, arginina e ceramida, também pode-se usar máscaras reconstrutoras.

Quando o foco é em nutrição, compre cremes nutritivos, a reposição de óleos é certa! Pesquise por produtos com óleos de coco, flores e manteiga. São excelentes para evitar o ressecamento e deixar os cabelos alinhados.

Você que precisa ressaltar a hidratação, foque nos cremes que obtém extratos de pantenol, algas, frutas e plantas. São perfeitos para recuperação de água e nutrientes, além de dar maciez aos fios.

Ficou com vontade de experimentar essa dica? Faça os procedimentos em casa e veja a diferença, seus cabelos vão ficar maravilhosos. Invista no cronograma capilar!